sustentabilidade_banner.jpg
  SUSTENTABILIDADE

 O avanço tecnológico e o processo industrial dinâmico, aliados ao desenvolvimento econômico e à cultura de consumo, conduzem o Planeta Terra à escassez dos recursos naturais. Enquanto isso, o segmento social tem apresentado alguns avanços, mas ainda depende de esforços para minimizar as discrepantes desigualdades.

Há cerca de 20 anos a escola promove projetos voltados à Educação Socioambiental que visam estimular a reflexão contextualizada e o pensamento crítico, estimulando atitudes pautadas em práticas e vivências de preservação e sustentabilidade ambiental, além de ações solidárias de doações e compartilhamento. Um dos principais objetivos tem sido discutir, pensar e construir valores na formação integral dos alunos, para que colaborem com a evolução do homem de maneira equilibrada e justa, garantindo a melhor convivência possível entre os seres humanos e a Natureza, garantindo sustentabilidade socioambiental para as próximas gerações.

No plano ambiental, as ações pedagógicas seguem do simples ato de plantar, cuidar e observar a evolução vegetal até às aulas-passeios, às pesquisas, os debates e à produção de trabalhos com materiais recicláveis, que visam, além da construção de conhecimento e de valores, um comportamento consciente e responsável, que estimula a curiosidade e o empenho em busca de sugestões para uma sociedade com hábitos sustentáveis.

Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento econômico e sustentável somente é possível e justo se compartilharmos o conhecimento e as riquezas, a escola promove projetos que estimulam a solidariedade, o respeito ao outro e a cooperação. São atividades pedagógicas reflexivas e práticas mobilizadoras, como ações de doação que ultrapassam os muros da escola e perseguem valores humanos voltados para a qualidade de vida individual e coletiva, proporcionando uma leitura questionadora de mundo e do próprio sistema, sempre de forma contextualizada, buscando novas alternativas.