A proposta pedagógica da Babylândia & Atuação tem como foco principal facilitar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de talentos, das múltiplas habilidades e competências dos alunos, por meio de teorias construtivistas.
Na Educação Infantil são desenvolvidos projetos pedagógicos com atividades de contação de histórias, jogos educativos e estímulo a novas experiências, sempre permeadas pela afetividade e segurança.
Assim, busca-se proporcionar a descoberta do mundo, a interação entre a imaginação e a realidade, a iniciação ao pensamento científico e filosófico, o prazer de ouvir, imaginar, interpretar, contar e recontar histórias. Por meio de jogos e brincadeiras estimula-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, da comunicação oral e escrita, assim como das capacidades de trabalhar em equipe, de aceitar e respeitar as regras e o próximo. O foco é o desenvolvimento das múltiplas competências e habilidades dos alunos.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PROPOSTA
· Comprometimento com a formação da criança, compreendida em sua globalidade.
· Integração e articulação entre as diferentes linguagens.
· Resolução de problemas como estratégia privilegiada para ensinar e aprender.
· Proximidade com práticas sociais reais - a imersão no cotidiano.
· Brincar como linguagem fundamental para inserção, compreensão e invenção da realidade pela criança.
· Interação como fonte de desenvolvimento e aprendizagem.
Buscamos, enfim, ações e atividades educativas que estimulem o desenvolvimento infantil, bem como a ampliação e a aquisição de novos saberes.

ENSINO FUNDAMENTAL
Entendidos como pessoas capazes de interagir de forma consciente e ativa na sociedade, a escola tem por finalidade oferecer aos alunos instrumentos e recursos culturais, tecnológicos, informativos e artísticos, a fim de estimular a reflexão e a leitura de mundo, atuando positivamente na construção prazerosa do conhecimento, da autonomia e das relações interpessoais. É por meio da aplicação de várias teorias comprovadas e evolutivas, como as de Jean Piaget, Vygotsky e Howard Gardner, entre outros, que as áreas de conhecimento são trabalhadas, aproximando o conteúdo disciplinar obrigatório das vivências e experimentações cotidianas. A construção do conhecimento caminha junto com a valorização dos preceitos éticos e morais, com ênfase nas relações interpessoais e sociais, com um olhar futurista, crítico e aberto a novas descobertas.
A escola cumpre o papel de estimulador e facilitador de novas experiências, organizando e coordenando situações de aprendizagem, no processo de busca pelo
conhecimento de cada aluno, desenvolvendo, assim, suas capacidades e habilidades intelectuais.
Nesse sentido, os objetivos da escola são levar o(a) aluno(a) a:
· Compreender-se como um elemento da sociedade e a cidadania como forma de atuação consciente, adotando atitudes de solidariedade, cooperação, justiça e respeito a si e ao outro.
· Desenvolver o senso crítico, posicionando-se de forma responsável e construtiva nas diferentes situações, buscando tomar decisões conscientes para a melhoria da qualidade de vida.
· Conhecer, respeitar e valorizar a cultura e as características sociais do Brasil, formando progressivamente a noção de identidade.
· Valorizar o vasto patrimônio sociocultural brasileiro, assim como conhecer outras sociedades e culturas, de forma respeitosa e não discriminatória (características dos povos, sexo, crenças, etnia, classe social).
· Compreender a natureza como um conjunto dinâmico, onde cada um faz parte e atua diretamente sobre ele, devendo ter, portanto, atitudes positivas em relação ao ambiente.
· Desenvolver o conhecimento de si mesmo e a autoestima favorável ao sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética e de relação pessoal e interpessoal, possibilitando a busca do crescimento pessoal e coletivo e o exercício da cidadania.
· Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, desenvolvendo hábitos saudáveis e buscando a melhoria da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva.
· Usar diferentes linguagens – verbal, matemática, plástica, gráfica e corporal, para produzir, expressar e comunicar suas ideias, em diversos contextos.
· Usar os diferentes recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
· Desenvolver seu pensamento, sua criatividade e sua capacidade de análise, sabendo buscar situações e posicionar-se de forma adequada no seu cotidiano.

COMPONENTES CURRICULARES
O Currículo é desenvolvido, segundo planejamento integrado, que dá unidade à ação político-pedagógica.
O Currículo e os programas são flexíveis, podendo ser reformulados sempre que necessário.
O Currículo do Ensino Fundamental tem como base de suas ações pedagógicas:
· Os princípios éticos da responsabilidade, da autonomia, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
· Os princípios políticos, dos direitos e deveres da cidadania.
· Os princípios da criatividade, da sensibilidade e da diversidade artística e cultural.
O Currículo é constituído das Áreas do Conhecimento e dos Recursos Educativos, os quais estabelecem entre si uma relação, visando à formação do cidadão crítico, por meio da contextualização e da interdisciplinaridade.
Disciplinas das Áreas de Conhecimento
Língua Portuguesa Matemática Ciências Geografia História