-
-
Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental participam de atividades de Educação Esportiva por meio das aulas de Educação Física e das modalidades opcionais, que auxiliam no processo de desenvolvimento integral infantil, assim como no estímulo de habilidades e da criação do hábito de exercitarem-se sempre, reduzindo o risco da inatividade, quando adultos.
O judô é uma arte marcial milenar japonesa usada pela instituição também como ferramenta pedagógica, que age na construção da autoconfiança e do autocontrole; no fortalecimento físico e psicológico; no estímulo do controle emocional e disciplinar. A filosofia do judô atua, ainda, na percepção de valores éticos, morais e proporciona sociabilidade. Permite que o aluno conheça suas capacidades e
aprenda a lidar com suas limitações, com vitórias e derrotas.Criado pelo japonês Jigoro Kano (1882), como meio de defesa pessoal, o judô atua no desenvolvimento físico e mental de forma integrada. Traz agilidade, técnica e noções de espaço e equilíbrio, trabalhando a lateralidade. O judô é conhecido não apenas como modalidade de competição, mas também como uma filosofia de vida, que além da disciplina, sugere a educação alimentar e o equilíbrio espiritual.
Sempre que possível, a equipe de judô da Atuação participa de torneios e campeonatos, mas o objetivo da disciplina não é preparar o aluno para competição, é aliar a educação esportiva à construção do conhecimento acadêmico. Uma vez por ano a escola promove as “Olimpíadas”, com todas as modalidades esportivas praticadas na instituição.
-
-
Dos primeiros meses de vida até os dois anos de idade, a natação é a única modalidade esportiva indicada para a faixa etária. Como todas as modalidades esportivas oferecidas pela escola, a natação infantil também é trabalhada de acordo com a filosofia pedagógica da escola, de forma lúdica e prazerosa, objetivando o amplo desenvolvimento infantil, com base em aspectos psicomotores, afetivos, sociais e cognitivos. A natação fortalece a disciplina, o trabalho em equipe e contribui para o desenvolvimento integral da criança. A modalidade atua no desenvolvimento cardiorrespiratório e no fortalecimento da imunidade a doenças respiratórias como alergias, asmas, bronquites e problemas ortopédicos. Essa prática esportiva exercita e estimula a coordenação motora livre, a agilidade, a força e a velocidade; desenvolve habilidades psicomotoras e de lateralidade. Contudo, a oxigenação cerebral e o perfeito desenvolvimento físico mental colaboram para o processo de aprendizado, na construção do conhecimento. Mas o esporte a ser praticado pela criança deve ser escolhido por ela, para que o pratique em estado de prazer e felicidade, para que cresça com hábitos construtivos e positivos proporcionados por quem pratica atividades esportivas. No caso dos bebês, que se adaptam mais facilmente ao ambiente aquático, a natação é o esporte mais indicado para a iniciação da Educação Esportiva.
A arte da expressão corporal e a integração de grupos na escola ganham o reforço das aulas de dança de
Ballet e Jazz. São as danças mais procuradas entre o público da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. São atividades lúdicas que desenvolvem as habilidades de ritmo, equilíbrio, musicalidade, coordenação de movimentos, força muscular e noções de espaço e tempo. Proporciona disciplina, cultura e sociabilidade. Atua no desenvolvimento de múltiplas habilidades.
A dança permite à criança vivenciar, com prazer, a arte do movimento e da comunicação por meio do corpo, levando a uma compreensão mais harmoniosa de si e do mundo que a cerca. Por meio da música, o jazz e o ballet despertam emoções, aliviam o estresse, trazem harmonização e estimulam a criatividade, o senso de liberdade, a postura correta e o gosto por outras artes. Reforçam ainda a
autoestima, a confiança e as agilidades física e mental.
-
Esse esporte permite à equipe trabalhar a coletividade e a formação social da criança, estimulando o cumprimento de regras e normas. De forma pedagógica, desenvolve o senso de trabalho em equipe, motiva o respeito ao próximo, ao adversário e proporciona disciplina. O futsal é uma modalidade esportiva que estimula a agilidade corporal, a noção de espaço e fortalece a musculatura. Trabalha o autocontrole, a emoção e ensina a lidar com vitórias e derrotas.
-
As aulas de Teatro na escola são desenvolvidas por meio de atitudes lúdicas, buscando a potencialização das múltiplas habilidades e da aptidão cênica, somadas aos exercícios teatrais de improvisações e reflexões que possibilitam aos alunos interpretar e interagir com mais desenvoltura com o mundo, tirando-os da posição de espectadores passivos e estimulando-os à participação ativa e transformadora do meio. Os exercícios propostos durante as aulas visam à integração e ao desenvolvimento da capacidade de relacionamento e ao conhecimento dos recursos expressivos: voz, corpo, movimento, canto, dança, interpretação, evoluindo para a compreensão e interpretação de textos, leitura dramatizada e construção de personagens e envolvimento com a cultura, sempre de forma contextualizada, seguindo a filosofia da escola. Técnicas teatrais vão sendo introduzidas ao longo do processo de crescimento na arte de representar e interpretar, mas sem perder de vista a importância e o valor de as crianças expressarem seus próprios textos, suas histórias, construídas com o auxílio de técnicas psicodramáticas. O psicodrama é uma metodologia que tem como base o potencial criativo e espontâneo de todo ser humano, um instrumento eficaz de trabalho e de reflexão, propiciando a revisão de comportamentos e favorecendo a educação para a convivência, vislumbrando a cooperação e a participação coletiva como as condições básicas para uma vida social saudável.